Depois de anos de evolução, por conta da distancia perfeita do sol, água, minerais, arquiobactérias, cianobactérias, nós Homo sapiens com apenas 200 mil anos de evolução habitamos todos os lugares na Terra, descobrimos e nos desenvolvemos em uma velocidade grande.
A menos de 10.000 anos a agricultura mudou nossa história, nossa primeira grande revolução, fundamos nossas cidades e nações. Diferentes culturas, transformamos alimentos, cereais em fermentos, nos adaptamos a terrenos remoto/hostis, usamos animais para ajudar em lavouras-produção de alimentos, e para descobrir lugares onde ninguém mais pisou.
Mas nossa maior preocupação como todas as espécies é o alimento, começamos a produzir para família, agricultura é tradição passada de geração a geração, a educação escassa, os filhos são principalmente para ajudar no cultivo e suprir esta demanda.
O surgimento da descoberta do petróleo fez com que poucos da humanidade conseguissem um conforto que jamais nos tínhamos se beneficiado. Em apenas 50 anos temos modificado a Terra mais rápido que todos os homens que nos antecederam. Em 60 anos a população triplicou. Vilas camponesas se transformaram em grandes cidades em apenas 20 anos.
Nos campos homens são substituídos por máquinas para a grande demanda, falta emprego.
As quantidades de grão que são produzidos dariam para alimentar todas as pessoas que vivem com a fome no mundo, a fome se extinguiria, mas, todo grão que é produzido é para alimentar animais e para biocombustíveis, assim, suprir a demanda de carne e combustível.
Florestas Nativas e primárias derrubadas para dar início a plantações, muita água é usada para irrigação, com o clima e ambiente em desequilíbrio começam as pragas, se usam agrotóxicos, começa contaminações-solo, animal, água, oceano.
“Muitos com pouco e poucos com muito”, todo mineral extraído da terra é privilégio de apenas 20% da humanidade.
Falta habitat, se extingue espécies, não tem mais peixes, tudo o que fazemos tem repercussão no ambiente, recursos já se esgotam pessoas vivem com isso todos os anos, geralmente, pessoas que usufruem apenas o necessário para sua sobrevivência sofrem pelos mais poderosos.
Liberamos dióxido de carbono mais que suficiente para mudar o clima no planeta e afetar seu equilíbrio solo, água e ar, natural ou não, suas mudanças estão acontecendo estamos vivos e presenciando isto nos anos que se passa o quanto tudo se modifica.
Mas é tarde para ser pessimista, avanço na educação, boas universidades são fundadas, programas nacionais para a conservação, uso dos recursos dando tempo para sua regeneração, casas com energia solar, energias renováveis, geotérmicas, mais empregos, Sol... primeira fonte de energia, nosso futuro...devemos Aprender a cultiva-lo.
Ou seja, completo e com um "show" de imagens!




Nenhum comentário:
Postar um comentário