domingo, 1 de julho de 2012

Primeira Caverna Vulcânica é descoberta no Paraná

Incrível! 
Depois de descoberta há 60 anos pelo Basílio Burei enquanto caçava, pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unicentro) iniciam pesquisas na cidade de Palmital (PR)  Há 343Km da cidade de Foz do Iguaçu na primeira caverna de origem vulcânica do Brasil, algo semelhante existe apenas no Hawai. Apesar da caverna ter sido descoberta há tantos anos, ela era somente utilizada como abrigo para animais selvagens e, por vezes, para abrigar caprinos e bovinos das propriedades adjacentes. O local ficou conhecido como Casa da Pedra e está dentro de uma propriedade particular na comunidade de Catuana.

Com esta identificação entende-se de outra forma o processo geológico do Terceiro Planalto do Paraná, pois, até então acreditava-se que não tivesse havido atividades vulcânicas no local e que agora este assunto será repensado, pois não se sabe da onde veio a lava e sim o caminho que percorreu, onde se deu origem ao duto de 37 metros de extensão.

O Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Palmital, Miguel Burei, é sobrinho do dono da propriedade. Ele contou que a área, que tem aproximadamente 300 hectares, era utilizada para o plantio de milho e que agora foi transformada em pasto para criação de gado. 


Após esta descoberta científica, o proprietário decidiu doar 1% da terra para pesquisa e o local foi isolado, além da caverna de basalto, foram encontrados indícios de ossadas que podem ser de animais pré-históricos. Em alguns trechos da Caverna percebe-se que o chão é oco, o que segundo especialistas, indica que deve haver outros dutos embaixo da Casa da Pedra. E acredita-se que pelas características da região podem haver outras raridades escondidas no Terceiro Planalto paranaense.

A intenção é transformar o local em uma unidade de preservação ou em um parque para que sejam desenvolvidos projetos turísticos. A gestão deve ser atribuída a uma Organização não Governamental (ONG), especializada em Meio Ambiente, para que as visitas sejam controladas e qualquer futura ação não degrade o espaço. Os primeiros passos para que a proposta saia do papel já foram feitos, assim esperamos que essas intenções sejam cumpridas eliminando possibilidades de turismo em massa como em muitas Unidades de Conservação da região podendo afetar direto e indiretamente a preservação deste ambiente.


Em reunião feita com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) o secretário municipal diz estar otimista, principalmente após algumas empresas da iniciativa privada demonstrarem interesse no desenvolvimento de ações sustentáveis no local.


Além da Casa da Pedra, existe outra caverna na fazenda que também é de origem vulcânica. Enquanto na primeira há um duto, na segunda existem quatro. Na verdade se trata de um sistema de tubos de lava, chamado de Peraú Branco.



O local despertou a curiosidade de pesquisadores quando publicadas as fotos em redes sociais, na internet. Professores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo foram até o local para reconhecer a origem geológica até então desconhecida no Brasil.

Fotos: Miguel Burei


Nenhum comentário: