quarta-feira, 25 de julho de 2012

Novas espécies de fungos são descobertas

Na reserva de Ducke, uma equipe de especialistas em taxonomia encontraram 3 novas espécies de fungos gasteróides (gasteróides ou gasteromicetos são um grupo polifilético de fungos do filo Basidiomycota, cuja principal característica é a formação endógena e liberação passiva dos basidiósporos após a maturação), Incluem novas espécies do gênero Scleroderma e outras duas do gênero Morganella.
Scleroderma minutispora (encontrado na Amazônia)


O resultado deste trabalho levará a publicação de um Guia de Fungos Macroscópicos da Amazônia Central, que fará parte da série de guias publicados pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) que já tem volumes sobre sapos, lagartos, samambaias e ervas da ordem Zingiberales.

Morganella rimosa foi nomeada devido à superfície do perídio repleta de rachaduras 
Morganella albostipitata 


A maior parte dos fungos desconhecidos pela ciência está em florestas tropicais no mundo todo. A Amazônia e a Floresta de Mata Atlântica, florestas tropicais, são particularmente pouco estudadas e guardam ainda centenas de descobertas, algumas das quais podem ter aplicações importantes na indústria farmacêutica e na alimentação humana. 





Nenhum comentário: