Um estudo publicado terça-feira na revista científica BMC Ecology revela que as plantas são capazes de se comunicar umas com as outras mesmo na ausência de luz, odores e contato, levando os cientistas a especular que há um mecanismo diferente que elas utilizam para encorajar o crescimento entre si.
Os cientistas sugeriram que as plantas podem estar se comunicando com "vibrações nanomecânicas" que funcionam como um "mecanismo de sinalização", permitindo que outras plantas saibam a sua presença e decidam em conformidade.
Sabe-se que o manjericão perto de outras espécies pode incentivar o crescimento de seus vizinhos, e não é novidade que as plantas se comunicam entre si através de sombra, odores químicos, estruturas das raízes e outras formas de contato.
O que os cientistas da Universidade da Austrália Ocidental estavam olhando especificamente é se há outras maneiras que as plantas se comunicam, e o que eles descobriram é surpreendente. Com o plantio de pimenta ao lado do manjericão, em seguida, separando-os de todos os métodos conhecidos de interação entre plantas, o pé de pimenta ainda cresceu como se soubesse que o manjericão estava lá.
"Temos anteriormente sugerido que os sinais acústicos podem oferecer um tal mecanismo para mediar relações planta-planta", explicaram, "e proposto que esses sinais podem ser gerados em plantas por processos bioquímicos no interior da célula, onde oscilações nanomecânicas de vários componentes do citoesqueleto podem produzir um espectro de vibrações."
Suas últimas descobertas reforçam essa teoria, e poderiam levar a uma compreensão de como incentivar uma melhora na colheita de alimentos, estudando essas oscilações e como elas são percebidas e processadas por outras plantas.
Fonte: BMC Ecology.
Nenhum comentário:
Postar um comentário