segunda-feira, 30 de maio de 2011

Saúde Pública

ENTENDENDO MELHOR O SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE)
Cidade de Foz do Iguaçu


O Sistema Único de Saúde (SUS) constitui por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, podendo também trabalhar com empresas privadas.
O SUS realiza ações assistenciais e atividades preventivas – Intervenções ambientais e Políticas externas ao setor da saúde. Suas diretrizes básicas são universalidade, integridade, equidade, hierarquização e controle social. Está 100% relacionado ao meio ambiente, porque depende do controle deste para controle de "pragas e doenças" entre os habitantes.
Em décadas a saúde pública mudou e conforme índices melhorou muito no Brasil e particularmente em Foz do Iguaçu-PR se tornando mais organizada, mas claro, não perfeita.
Nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) o programa saúde da Família funciona muito bem e tem prioridades e organização. Em alguns postos organizam não como ordem de chegada, mas como idade, os idosos são atendidos primeiro seguido de crianças e depois jovens.
Conforme a lei 8.080, todos tem direito a saúde e mais, “saneamento básico, alimentação, meio ambiente”.
Segundo as leis é tudo perfeito, mas é o que está no papel, realmente muita coisa melhorou e é realizado conforme lei, falando um pouco dos órgãos federais, estaduais e municipais citados a cima, mostrando que a hierarquização neste sistema não funciona, sendo, o federal quem elabora os planos, normatiza e fiscaliza “chefe”, o estado quem executa a implantação do normatizado e fica assistindo e o município quem executa tudo, gestão plena, aumento da carga de trabalho para o município, assim, vimos que na verdade a administração do SUS esta em um modelo de trabalho verticalizado de funcionamento, modelo este, que trás malefícios.
O problema também está em funcionários mal treinados, muitas das vezes um bom atendimento pode evitar várias confusões e desesperos em um local que por si só é de clima pesado, onde pessoas estão preocupadas e querem respostas.
O saneamento básico no município de Foz do Iguaçu ainda é precário, não tem o PMSB – Planos Municipais de Saneamento Básico, previsto na Lei 11.445, de 05 de janeiro de 2007, uma exigência legal que se não cumprida até o fim de 2010 impedirá acesso a recursos federais para o saneamento, visto que, Foz do Iguaçu também não há termo de referência, grupo técnico ou empresa para elaboração do seu plano de saneamento. Um exemplo é uma vila do tamanho da Vila “C” (vila localizada na cidade de Foz do Iguaçu, próxima a Usina de Itaipu) ainda não ter um saneamento com rede de esgoto e em muitos outros pontos da cidade, prejudicando meio ambiente e saúde da população.
Talvez o que precise é um pouco mais de comunicação entre os órgãos federais, estaduais e municipais e mais participação da comunidade nas Conferencias de saúde e nos Conselhos, assim, mostramos o que realmente precisa ser mudado ou melhorado e exigir que seu direito seja atendido, seja mãe, filhos, avós e avôs, brancos, negros, gaúchos ou cariocas, todos tem direito a uma vida saudável, não só por que está na lei, mas também porque pagamos por isso!






Nenhum comentário: